sexta-feira, 19 de março de 2010

CUMPLICIDADE

4 comentários:

  1. Interessante a definição.
    Muito obrigado.

    Felicidades!!

    ResponderExcluir
  2. Olá meu Amigo, Parabéns por seus belíssimos trabalhos. Perdoe-me o atrevimento, mas não resisti em fazer uma análise desta poesia, espero que goste, pois acredito que a poesa se concretiza na análise.




    CUMPLICIDADE

    Na celebração da presença
    Sorriso, olhar revelador...
    Igualando a diferença
    Sublime prelúdio do amor

    Amor assim sem limites
    Na ausência das lentes
    De palpáveis palpites
    Demasiados dependentes

    Eterno Anjo ou Tigresa
    A brincar com o tempo?
    Sua ferocidade e delicadeza
    Orgasmo, total contentamento

    Enlace de constante descobrir
    Círculo vicioso, necessidade
    Numa mera segurança do porvir
    Capricho... Real cumplicidade!


    Jucelino Gabriel da Cruz nasceu em 11 de Abril de 1978. É Pedagogo; Especialista em Psicopedagogia, Gestão Escolar e Educação Especial; Pós-Graduando em Mídias na Educação; Mestrando em Ciências da Educação; Poeta amador.
    Verifica-se que a poesia Cumplicidade é marcada pela presença de um desejo espontâneo, que vai revelando-se e transformando-se em necessidade, como exemplificado no segundo verso da quarta estrofe, “Círculo vicioso, necessidade”.
    Quanto à estrutura interna o eu lírico revela o desejo natural, mas ainda insatisfeito, por uma mulher, ora personificada como Anjo, ora comparada a uma Tigresa. A exigência pela presença, pelo olhar e pelo encontro são características marcantes da poesia, caracterizadas no primeiro verso da primeira estrofe “Na celebração da presença”, no segundo verso da primeira estrofe “Sorriso, olhar revelador” e no terceiro verso da quarta estrofe “Numa mera segurança do porvir”. Essas características se devem ao fato do eu lírico mostrar-se demasiadamente ligado a referida mulher.
    A poesia é composta de quatro estrofes contendo quatro versos cada uma, combinando versos de diferentes métricas. Apresenta rimas externas alternadas no esquema AB AB.
    Quanto à estrutura externa, a poesia é construída com versos heptassílabos ou redondilha maior na primeira e segunda estrofe, enquanto a terceira e a quarta se constituem de versos heptassílabos, hexassílabos, decassílabos e hendecassílabos, ou seja, versos livres.
    A poesia apresenta diversas figuras de linguagem, que distribuídas em seus versos, contribuem para o enriquecimento da linguagem poética. O segundo verso da primeira estrofe apresenta sinestesia em “Sorriso, olhar revelador”. O terceiro e quarto verso da primeira estrofe, “Igualando a diferença” e “Sublime prelúdio do amor” são versos que expressam sentimentos antagônicos, pois iguala a diferença com um sentimento que se anuncia; o amor.
    No terceiro verso da segunda estrofe, apresenta a sinestesia, recurso poético responsável por produzir sensações relativas aos órgãos do sentido “De palpáveis palpites”, e no primeiro verso da terceira estrofe o poeta personifica a mulher desejada em “Eterno Anjo ou Tigresa”.
    O eu lírico marca ainda a obra com o emprego da metáfora, como pode ser percebido no segundo verso da terceira estrofe, “A brincar com o tempo?”, onde questiona o longo tempo de duração dessa paixão e do insistente desejo não apagado pelo tempo.
    O terceiro verso da terceira estrofe: “Sua ferocidade e delicadeza” é caracterizado com antítese, figura de estilo responsável por aproximar palavras de sentido opostos, pois neste verso o eu lírico compara com inteligência e leveza a força e a sensibilidade encontrados na natureza feminina.
    JD Gabriel faz um interessante jogo de relações com a personificação e a antítese nos versos primeiro e terceiro da terceira estrofe: “Eterno Anjo ou Tigresa” e “Sua ferocidade e delicadeza”, unindo mundos distintos com características peculiares, em um único Ser, a mulher, responsável em fortalecer o círculo vicioso que proporciona um constante descobrir de afinidades, tornando-os excessivamente dependentes. Ao mesmo tempo, em que tal dependência é fruto de um capricho torna-se uma real cumplicidade, onde ambos se buscam e se desejam partilhando sentimentos como amor e amizade.

    ResponderExcluir
  3. Marcia,
    Pode acreditar que gostei. Ousado e com extremo brilhantismo. E se a poesia se completa com a análise... Este deve ser o momento em que o aprendiz de poeta se cala e contempla os efeitos que seus míseros rabiscos podem causar nas pessoas.
    Muito obrigado por ter tirado um pouco do seu tempo e ter deixado sua marca aqui.
    Felicidades!!
    JD Gabriel

    ResponderExcluir

É POÉTICA A ALMA HUMANA

É POÉTICA A ALMA HUMANA  Amigo (a) seja bem vindo (a) ao Blog de Poesias. Vai certamente me fazer bem suas boas energias. Sent...